Quem Somos

 RELEASE

 Laboratório de Percepção, Neurociências e Comportamento

O Laboratório de Percepção, Neurociências e Comportamento (LPNeC-UFPB) foi criado em 2002 pelo professor Natanael Antonio dos Santos, recém contratado pela UFPB. O objetivo era introduzir o estudo das neurociências cognitivas no estado da Paraíba e na UFPB. A partir da criação do LPNeC-UFPB, professor Natanael planejou e desenvolveu uma série de ações para fortalecer as neurociências cognitivas na UFPB, dentre elas destacam:

  • A criação da subárea de Neurociências e Processos Psicológicos Básicos no Curso de Graduação em Psicologia (período 2004-2007) que resultou na contração de novos professores. A criação da subárea de Neurociências e Processos Psicológicos Básicos contou com o apoio incondicional dos Professores Leôncio Camino e Maria da Penha de Lima Coutinho do DP-UFPB;
  • A criação do evento Curso e Conferências em Neurociências – CCNeC (2008-2009) com o objetivo de integrar os professores, grupos de pesquisa e laboratórios da UFPB que tinham alguma afinidade com neurociências. O objetivo principal era unir recursos humanos com a meta de criar um programa de pós-graduação em Neurociências. A criação do curso contou com o apoio irrestrito e participação direta do Professor Dr Reinaldo Nóbrega do CCS-UFPB e da Professora Aline Mendes Lacerda, estudante de Doutorado do LPNeC. O evento Curso e Conferências em Neurociências contou com o apoio inicial dos Professores Isac de Medeiro (CCS, Pro-reitor de Pós-graduação e pesquisa), Reinaldo Nóbrega de Almeida (Diretor do CCS), Márcio Leitão (CCHL), Bernardino Fernandez Calvo (Professor Visitante da UFPB), Liana Clébea (CCS), Nelson Torro Alves (CCHL);
  • A Criação do Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC, 2012 – 2013). Em 2012, o Professor Natanael esboçou e coordenou a apresentação da proposta de criação de curso novos (APCN – CAPES) que contou com o apoio dos professores acimas. Em 2013, O PPGNeC foi aprovado no nível mestrado acadêmico e começou com participação de nove docentes, sete laboratórios, cinco departamentos e dois centros, CCHL e CCS, da UFPB.

Ao longo dos anos, o LPNeC foi se consolidando e atualmente está entre os principais laboratórios do país em neurociência visual e cognitiva com pesquisas em 1) psicofísica, 2) rastreamento do movimento ocular, 3) eletrofisiologia; 4) neuroestimulação; 5) desenvolvimento de testes, softwares e produtos aplicados ao comportamento humano e animal. As pesquisas envolvem amostra de crianças, adultos e idosos saudáveis e com doenças ou insultos em gerais que afetam o Sistema Nervoso Central.

 

 

 

 

 

Tópicos recentes

Arquivos

Categorias